BI O3 é uma ferramenta que utiliza os mais recentes recursos técnicos da indústria de software. Totalmente compatível com Computadores, Tablets e SmartPhones, permite através dos Web Browsers (Navegadores Web),que um usuário final, mesmo que leigo em bancos de dados e programação possa criar suas próprias consultas, relatórios e gráficos. Ele se encontra numa categoria de software que abrange recursos de Data Mining (D.M.) e Business Intelligence (B.I.).
Cria consultas, que podem ser apresentadas em formatos de relatórios analíticos ou sintetizadas através do cruzamento de colunas ou grupo de colunas. Também é possível gerar qualquer tipo de gráfico a partir da consulta formada.
Com a base de conhecimento adquirida pelo BI O3, a geração de gráficos é automática, sem nenhuma necessidade de programação ou formatação
O3 E-PORTAL
A utilização em níveis executivos e gerenciais dos importantes volumes de informações disponíveis nas organizações só é possível diante mecanismos que permitem uma efetiva seleção de variáveis e indicadores chaves, com apresentações gráficas que permitam minimizar o tempo de avaliação e que quando necessário, permitam focar, analisar e comunicar uma determinada situação.
HIGHLIGHTS
• Visualização ágil de variáveis e indicadores chaves do negócio
• Análise e exploração desde o próprio dashboard
• Painéis gráficos de desenho flexível
• Elementos gráficos de fácil interpretação
• Integra diferentes componentes gráficos de O3 PS4
O3 REPORT
Certos tipos de análises podem ou devem ser feitas sobre apresentações de informações em forma de relatórios, como por exemplo, com a análise de relatórios mensais ou trimestrais que refletem resultados financeiros e econômicos.
O3 Report permite a criação de relatórios de apresentação de informações que podem conter além de imagens e textos, todos os gráficos e tabelas do O3 Browser, assim como elementos visuais (semáforos ou velocímetros) com informação sobre indicadores e objetivos provenientes do O3 Scorecard.
Os relatórios, depois de preparados podem ser consultados e visualizados pelo usuário de forma direta, podem ser impressos ou guardados e distribuídos em formato PDF.
HIGHLIGHTS
• Relatórios predefinidos para análise periódica
• Distribuição de informações em forma impressa
• Distribuição eletrônica em múltiplos formatos incluindo PDF e Excel
• Emissão de relatórios numa data determinada
• Editor gráfico flexível
• Inclusão de elementos gráficos de O3 Browser e O3 Scorecard
O3 DASHBOARD
O3 Dashboard permite a elaboração de painéis gráficos intuitivos para comunicação e controle da informação disponível nos outros componentes do Ideasoft O3 PS4, como gráficos e tabelas, indicadores, semáforos e velocímetros.
Estes painéis são acessíveis de forma segura, permitindo a executivos e gerentes, em qualquer momento e lugar, o monitoramento das variáveis de negócio, o seguimento de desvios ou problemas e a rápida avaliação das situações de cada uma das áreas sob sua responsabilidade. Para facilitar o monitoramento, o O3 Dashboard permite um controle ativo dos gráficos e tabelas ou as navegações com um simples clique sobre um elemento na aplicação correspondente (O3 Browser e O3 Scorecard) que permite uma análise mais profunda.
HIGHLIGHTS
• Visualização ágil de variáveis e indicadores chaves do negócio
• Análise e exploração desde o próprio dashboard
• Painéis gráficos de desenho flexível
• Elementos gráficos de fácil interpretação
• Integra diferentes componentes gráficos de O3 PS4
O3 RULES
Mediante uma interface gráfica, O3 Rules permite a declaração de regras que devem ser cumpridas ou exceções que devem ser detectadas sobre algum dado que é analisado com o O3 Browser.
Estas regras podem ser de diferentes níveis de severidade, podendo o usuário associar diferentes cores para sua representação.
Quando O3 Browser apresenta uma informação sob controle de regras, utilizará as cores definidas nesta, para visualizar desvios e exceções. As regras permitem também gerar eventos para os novos Serviços de Alerta disponíveis no O3 Performance Server.
HIGHLIGHTS
• Definição de condições pelos próprios usuários
• Avaliação de regras em forma automática
• Visualização gráfica das condições detectadas
• Comunicação de alertas mediante correio eletrônico e SMS a celulares
• Integração com Processos para gestão das alertas
• Especialização de Processos tipos de alertas específico
O3 SCORECARD
O3 Scorecard permite definir a estratégia mediante a definição de objetivos e mapas onde se expressam as relações causa-efeito.
Também permite definir indicadores para avaliar o grau de cumprimento dos mesmos, que podem ser visualizados de forma gráfica mediante semáforos e velocímetros.
É um Painel de Bordo ou Balanced Scorecard.
HIGHLIGHTS
• Perspectivas, Objetivos, Indicadores segundo metodologia Painel de Bordo
• Estrutura flexível de grupos em indicadores para suporte de outras metodologias
• Aplicação a nível corporativo, departamental e pessoal
• Desenho e navegação sobre Mapas de Estratégia gráficos e intuitivos
• Definição de objetivos de forma manual ou automática
• Diferentes métodos de cálculo de indicadores
• Diferentes políticas de síntese de estados resumidos
Iniciativas
O3 RECURSOS
Colunas Virtuais: Possibilita a criação de colunas derivadas, sendo que as colunas são criadas a partir de fórmulas, semelhantes às planilhas eletrônicas. Criando-se colunas virtuais, pode-se fazer comparações, simulações e os mais variados cálculos.
Filtros dinâmicos: Permite filtrar o resultado de uma pesquisa localmente, ou seja, sem gerar nova consulta ao banco de dados. Este recurso dá mobilidade e agilidade na avaliação dos dados.
Regras de cores: Nada como destacar dados e valores com cores. O BI O3 possibilita que se destaque valores com cores, ao atingir um limite inferior ou superior.
Visão OLAP: Qualquer consulta que entre outros dados apresenta valores, pode ser avaliada através de um cubo. A visão por cubos permite “rotacionar” a consulta pelas “dimensões”.
Consulta “Top 10”: Qualquer consulta com valores pode ser solicitada de forma a apresentar os maiores registros (Top), ou os menores (bottom). A quantidade é definida no momento da consulta.
Consulta ABC: Sempre que uma consulta tiver valores, é possível classifica-los percentualmente, ou seja, numa visão tipo ABC.
Funções e Cálculos em banco de dados: Além das colunas físicas, pode-se documentar expressões, inclusive funções com parâmetros.
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